quinta-feira, 19 de abril de 2012

O que Paulo quis dizer em Efésios 2:15-16?

Muitas pessoas usam um trecho da carta de Paulo aos efésios para afirmarem que Jesus aboliu a Lei dos dez mandamentos.Considerando o contexto e outras declarações de Paulo sobre este assunto iremos compreender melhor sobre o tema.O texto diz: "Ele aboliu a lei dos mandamentos expressa em decretos,para fazer em si mesmo,dos dois,um só homem novo.Estabeleceu assim a paz,reconciliou ambos com Deus num só corpo pela cruz e matou em si mesmo a inimizade." Efésios 2:15-16. Uma leitura isolada deste trecho leva a pensar que Jesus aboliu a Lei dos dez mandamentos(Êxodo 20),no entanto,deve ser analisado o contexto.Levando em conta Efésios 2:11-13 entende-se o verdadeiro significado da mensagem de Paulo,vamos analisar: "Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." Efésios 2:11-13 .Agora ficou claro qual é o assunto: a circuncisão,esse era o foco de Paulo.O apóstolo queria mostram para os pagão que com o sacrifício de Jesus as "correntes" da desigualdade foram quebradas e que todos tinham aceso à salvação mediante a fé em Jesus.Já a lei citada no verso 15 refere-se as leis e decretos da lei de Moisés e não da Lei de Deus!Existe uma grande diferença entre essas duas leis.A lei de Moisés foi escrita em um LIVRO e colocada ao LADO da arca da aliança,Deuteronômio 31:24-26 confirma isso ao dizer: "E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei.Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, dizendo:Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.".Já a Lei de Deus foi escrita pelo próprio DEDO DE DEUS  em tábuas de pedra e colocada DENTRO da arca da aliança,vejamos: "E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus."Êxodo 31:18.
Agora que foi explicada a diferença entre as duas leis vejamos o que mais Paulo diz sobre o assunto: "Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor."Gálatas 5:2-6.
Outro argumento que cabe é que Paulo,na mesma carta aos efésios,pede que eles honrem o pai e a mãe,o quinto mandamento da Lei de Deus,Paulo diz: "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo."Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra." Efésios 6:1-3.
Vamos refletir: se Paulo estivesse afirmando que a Lei de Deus foi abolida,como ele pediria,pouco tempo depois,para que o quinto  mandamento fosse guardado?É simples,Paulo estava referindo-se as leis cerimoniais quando disse que elas foram abolidas!




15 comentários:

  1. Serio?entao nos vivemos sobre a lei levitica?so as serimoniais foram abolidas?
    Vc tem esposa?entao nao se esqueca de manda la pra rua quando mentruar por exemplo...voce ja analizou todas as seissentas e poucas leis?cara se vc quer viver pela lei tera de viver todas elas hein..converse com alguem que entenda da biblia filho , esse caminho que vc esta indo de religiosidade lhe fara sofrer muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DUDAHAWAII PHOTOGRAPHY,acho que ficou bem claro aquilo que eu quis passar,afirmei que a lei dos dez mandamentos ainda estão valendo,não citei as leis levíticas.Acho também que deixei claro a diferença das leis.E eu também não expulsaria minha mulher primeiro porque eu tenho apenas 15 anos e não tenho idade para estar casado e segundo porque eu não faria isso.Obrigado pelo seu comentário.Abraço.

      Excluir
  2. Comentários que ofendam a fé cristã,com palavrões,ofensas ou que façam ataques pessoais não serão publicados.

    Doutrinado não aceita opinião dos outros e tem vergonha de descobrir a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,veja nos comentários que postei comentários que são contrários as minha opiniões,quanto as ofensas pessoais refiro-me a palavrões e não com relação a ideias contrárias,e que ofendam a fé cristã refiro-me a xingamentos diretos a Deus ou sua Palavra.

      Excluir
  3. Está enganado!
    De fato, com a vinda de Cristo, a Lei foi abolida. Antes de Cristo, a salvação era garantida pelo cumprimento de uma série de rituais e preceitos estabelecidos. A pessoa não precisava fazer aquilo de coração, como se fizesse sentido para ela. As pessoas viviam como se Deus fosse uma entidade distante, abstrata e que a vontade de Deus só seria alcançada cumprindo os ritos e Leis. Principalmente os 10 mandamentos.
    Mas após Cristo, chegamos mais perto de Deus e de conhecer sua vontade, pela graça do E.Santo. Então não fazia mais sentido cumprir ritos e Leis como forma de atender a vontade Deus. Pelo contrário, passamos a conhecer Deus de perto e nossas ações passam a ser guiadas pelo E.Santo e não por preceitos e Leis. Quando Jesus diz (nas minhas palavras, mas mantendo o sentido): "os antigos vos disseram para cumprir os mandamentos, eu porém voz digo que só há um mandamento, amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo."
    Jesus claramente disse que não deveríamos seguir os preceitos da Lei, mas amando ao próximo e tendo o E.Santo como guia, saberíamos exatamente como cumprir a vontade de Deus, sem precisar conhecer a Lei.
    Cristo aboliu sim a Lei. Na verdade ele não aboliu, ele deu verdadeiro sentido a ela. Inclusive o próprio Jesus, se eu não me engano, diz isso! Em corintios 15 S.Paulo também deixa muito claro que não importam mais nossas ações (cumprimento de preceitos/leis), mas o sentido de nossas ações (estarem revestidas da caridade).

    Vocês não deveriam ler a bíblia e construir argumentos como advogados, mas com sensibilidade e pureza de espírito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bala,acho que defender a ideia de que a lei dos 10 mandamentos foi abolida é defender o pecado e dizer que Jesus é a favor do pecado,pois a Bíblia diz em 1João 3:4 que o pecado é a transgressão da Lei,se pecado é a transgressão da lei então ao dizer que Jesus aboliu você estará afirmando que Jesus trouxe a liberdade de fazer tudo que você quiser,pecado.Jesus em Mateus 5:17 afirma que Ele não vei abolir a Lei,de fato concordo com você de que as pessoas antes de Cristo não cumpriam a lei por fé e sim como se fossem obrigadas,no entanto,Jesus trouxe esta fé que era necessária e depois de sermos salvos através da fé em Jesus,devemos ter uma conduta fiel e exemplar diante de Deus cumprindo assim os 10 mandamentos.Em João 14:15 Jesus diz:"Se me amais,guardareis meus mandamentos.".Jesus em João 15:10 declara:"Se guardardes os meus mandamentos,permanecereis no meu amor,COMO EU TAMBÉM GUARDEI OS MANDAMENTOS DE MEU PAI e permaneço no seu amor." e também em João 14:21 diz: "Quem recebe os meus mandamentos e os observa,esse é que me ama..."
      O papel do Espírito é nos orientar daquilo que devemos fazer,ser fiel a Deus,reconhecer qyue precisamos de um salvador etc.A salvação é pela GRAÇA!não estou afirmando que a salvação é pela lei.Obrigado

      Excluir
    2. Concordo e nem preciso escrever nada aqui

      Excluir
  4. Concordo em tudo com o Almir... Parabéns pela postagem e parabéns pelo comentario esclarecedor!

    ResponderExcluir
  5. "Se me amais, guardarei os MEUS mandamentos (não os de Moisés) e o mandamento que vos dou é este: que vos ameis uns aos outros...

    E nos outros dois textos que você citou, a palavra mandamento é usada como sinônimo de "ensinamentos" e não "mandamentos de Moisés". Tanto que Jesus nunca listou mandamentos, no sentido de prescrições de comportamentos. E se ele quisesse fazer referência aos mandamentos de Moisés, faria explicitamente, jamais diria "MEUS" mandamentos.
    Eu não sei nem porque estamos discutindo algo que é tão claro na Bíblia e em todo sentido do cumprimento da missão de Cristo na Terra... Isso é tão evidente que o próprio Jesus foi um dos primeiros a descumprir a Lei, quando curou no sábado e falou abertamente sobre isso que estamos discutindo agora. Ele disse que o verdadeiro mandamento era esse: "fazer a vontade de Deus". Óbvio que quem matar, roubar, etc, não está fazendo a vontade de Deus. Após Cristo, o conhecimento da vontade de Deus ganhou sentido e foi muito além do mero cumprimento literal de preceitos. Quem faz a vontade de Deus, é aquele que está junto de Deus, em comunhão com Deus. O cumprimento de mandamentos desqualifica algo tão maior como essa intimidade que Deus nos ofereceu. Esse é o sentido e sei que você entende o que estou falando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bala,Jesus não descumpriu a Lei,MUITO MENOS descumpriu o mandamento do sábado,o que acontece é que para os judeus não se podia nem cuspir no chão em dia de sábado pois eles diziam que estava irrigando a terra,eles acrescentaram leis a Lei de Deus e Jesus respondia a eles:" é lícito fazer o bem em dia de sábado?" claro que sim,o mandamento proíbe o trabalho e as atividades seculares e não fazer o bem!Jesus foi o criador do sábado e de tudo pois Ele é o Criador,a Bíblia diz que Ele fez todas as coisas e que sem Ele nada existiria,agora me diga quem era que tinha autoridade de dizer o que se deve ou não fazer no sábado: Jesus ou os judeus?Claro que Jesus!Ele veio restaurar a verdadeira maneira de guardar o sábado,pois Ele é o Criador.Citei um verso que Jesus diz que Ele tem guardado os MANDAMENTOS DO PAI E NÃO DE MOISÉS,escrevi no texto a diferença das leis e ficou bastante claro.Acho um absurdo afirmar que Jesus não guardou o sábado pois se a lei,na sua opinião,foi abolida na cruz,então antes da cruz era pecado transgredi a lei.Eu pergunto: Jesus pecou?Claro que não!A Trindade não pensa diferente para que o Pai desse uma Lei e Jesus outra,a Trindade pensa da mesma forma!

      Excluir
  6. A lei são 10 mandamentos, certo? se a lei foi abolida por Jesus, então devemos matar , roubar , cobiçar a mulher do próximo...etc ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Segurança fico grato pelo seu comentário,sim a Lei escrita pelo dedo de Deus é composta por 10 mandamentos,entre eles estes que você citou.Neste texto que mostrar exatamente o contrário daquilo que você entendeu,quero mostrar que a Lei dos 10 mandamentos NUNCA foi abolida,a lei que foi abolida na cruz foi a cerimonial,talvez se você ler novamente o texto compreenderá melhor.Peça a Deus que Ele lhe dê sabedoria para compreender este tema tão importante.
      Abraço

      Excluir
  7. qual livro devo seguir o novo ou o velho testamento, os profetas do novo testamento não apoia a guarda do velho, ou os profeta do velho não ensinarão os profetas do novo a seguir ou pedir os leitores o cumprimento dos mandamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, 2Timóteo 3:16 diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver;"
      Você deve seguir toda a Bíblia, não apenas um testamento. A Bíblia inteira é inspirada por Deus.

      Excluir

Comentários que ofendam a fé cristã,com palavrões,ofensas ou que façam ataques pessoais não serão publicados.